2 de junho de 2012

Bordadeiras da Chapada

Em Chapados Guimarães algumas mulheres estão contando suas vidas em um pedaço de pano, uma agulha e linhas coloridas. Todas as terças feiras na Casa da Memória as bordadeiras nos encontram para aprender, ensinar, atualizar as informações e estabelecer metas. Os encontros nasceu após um curso ministrado pelas bordadeiras de Drumomt de MG com objetivo de fortalecer, de uma maneira simples mas eficiente, as mulheres da comunidade a melhorarem as suas vidas no tocante a ganhos financeiros e sustentação familiar e qualidade de vida.

Resgatando o antigo costume de bordar e ensinando novos pontos do bordado, trabalhando dinâmicas onde são vivenciadas atividades com objetivo fortalecer autoestima. O grupo esta organizando e aperfeiçoando de tal forma a técnica de bordar que já esta produzindo peças utilitárias com ícones de quatro ecossistemas Cerrado, Pantanal, Floresta Amazônica, e Araguaia, aonde os participantes vão agregando outros conhecimentos multiplicando a importância da conservação deste ambiente.
Neste mês as Bordadeiras da Chapada vão participar de um grande evento dia 6 de junho, no Clube Dom Bosco “Morar Mais Cuiabá”  Há meses mãos bordam sem parar tecidos a serem levados a este evento em Cuiabá. A consultora Cátia Matsubara e a Janela representada por  Creuza, terça- feira foram receber das bordadeiras os produtos a serem expostos no “Morar Mais Cuiabá” http://janelaartepresente.blogspot.com.br/2012/05/bordadeiras-da-chapada-e-morar-mais.html.  Falou-se sobre a proposta do evento e de que forma as Bordadeiras da Chapada vão marcar presença. Foi um momento de lavar a alma de mais amor, esperança, alegria, fé e entusiasmo. Um misto de gratidão e encantamento tomou conta da gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário