27 de agosto de 2012

1° ANO Origem da vida

A  Hipótese da Geração Espontânea, também chamada de  abiogênese tal como formulada por Aristóteles, teve a preferência da ciência há mais de 2.000 anos. Durante a idade média, contou com inúmeros ilustres defensores, tais como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, René Descartes e Isaac Newton.

Aristóteles 367 A. C.


         Um dos primeiros opositores de destaque à "teoria oficial" da Geração Espontânea foi o médico e naturalista florentino Francesco Redi (1626-1698). Redi demonstrou experimentalmente que só aparecem larvas de moscas na carne podre, quando deixamos moscas pousar nessa carne .

             A  hipótese da Geração Espontânea  só foi descartada definitivamente , com o  trabalho de Louis Pasteur no século XIX, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes.


            Embora tenha respondido uma grande questão, a biogênese não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra.

                                  Hipótese de Oparim ou Heterotrófica da origem da vida
             Existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica. Essa teoria propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, aliadas a condições ambientais peculiares, formando moléculas cada vez mais complexas, até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. Oparin, Haldane e Miller são os precursores dessa hipótese.
  Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e, durante cerca de um bilhão de anos, sofreu processos importantes, como seu resfriamento e alagamento, viabilizando o surgimento da vida.


Embora não exista um consenso sobre a composição da atmosfera primitiva, foi proposto que, provavelmente, era formada por metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2O). Não havia gás oxigênio (O2) ou ele estava presente em baixíssima concentração





As moléculas orgânicas formadas eram arrastadas pelas águas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos, que eram quentes e rasos. Esse processo, repetindo-se ao longo de muitos anos, teria transformado os mares primitivos em verdadeiras “sopas nutritivas”, ricas em matéria orgânica. Essas moléculas orgânicas poderia ter-se agregado, formando coacervados, nome derivado do latim coacervare, que significa formar grupos. No caso, o sentido de coacervados é o de conjunto de moléculas orgânicas reunidas em grupos envoltos por moléculas de água.
                     Acredita-se que esses primeiros indivíduos eram uicelulares e procarióticos, e há cerca de dois bilhões de anos, surgiu a célula eucariótica.


                        A Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento do Universo.
Georges Lemaîtrefoi quem  propôs o que ficou conhecido como a teoria Big Bang da origem do Universo, embora ele tenha chamado como "hipótese do átomo primordial".






Nenhum comentário:

Postar um comentário