7 de agosto de 2011

AULA DE CAMPO

“Aula de campo” é um projeto de pesquisa para vivência prática, uma contextualização do aprendizado, visando realizar levantamento de dados complementares aos conceitos de situações trabalhadas em sala; aquisição de procedimentos: técnicas de “pesquisa” (observação, roteiro, elaboração de hipóteses, elaboração de relatórios); reforço de atitudes valorizadas pela escola ATA, como o respeito à vida, à diversidade, a atuação responsável no planeta.
Tem como principal objetivo oportunizar a participação dos alunos em praticas pedagógica que oportunizam a integração com a sociedade, contribuindo para a motivação, aprendizagem e a melhoria da auto-estima, indispensáveis ao processo de ensino aprendizagem.                                          
            A aula de campo para o Museu de Pré Historia Casa Dom Aquino, Museu SESC Arsenal, Zoológico da UFMT, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Usina do Manso, ou outra serão agendada e programada de acordo com o evento e interesse nas disciplinas envolvidas para o melhor aproveitamento.
Organizado em três etapas: preparação, sistematização do saber, e saída. Os professores e os alunos envolvidos se articulam para estabelecer o tema gerador diante do conteúdo estudado em sala.
 Seguido da apresentação do lugar onde essa questão se evidencia. Após o estabelecimento do tema e a escolha do lugar a ser visitado.
         A preparação da saída também deve estabelecer normas de conduta como respeito ao outro, às diferenças, aos posicionamentos e ao modo de falar, o comportamento em relação ao lixo produzido pelo grupo, o trato com pessoas que prestarão serviços para o grupo e a conduta em determinados ambientes devem ser debatidos.  Além disso, o uso do uniforme.
         Na seqüência se deve preparar o material. Para isso se organizar uma agenda de campo, espécie de roteiro com todas as informações necessárias ao desenvolvimento do trabalho de campo. Para fazer a coleta de informações, imagens, depoimentos e documentos, é importante que os alunos – organizados em grupos – elejam subtemas a serem analisados a partir do tema gerador.
Deve-se coletar o planejado: usando a fotografia, o desenho, a filmadora, o gravador, o lápis e o papel; nada deve ser descartado.
No retorno para a escola, inicie a sistematização do conhecimento. Em círculo, os alunos devem expor suas primeiras impressões, tecer comentários e trocar informações com seus colegas. É hora de apresentar as fotografias, entrevistas, documentos, dados e tudo mais que foi encontrado.
Depois desse trabalho inicial, os grupos devem se reorganizar e produzir o trabalho final, que deve ser apresentado na forma de relatórios, publicação em blogs ou sites na internet, O importante é que o material pesquisado seja utilizado para responder a algumas questões evidenciadas pelo tema gerador.

6 comentários:

  1. sou LORAYNE COSTA VALADAO do 8anoA
    E ACHO QUE VAI SER MUITO BOM,POR CAUSA DOS ALUNOS QUE NAO TEVE ESSA OPORTUNIDADE DE CONHECER OS LUGARES DE ESTUDOS DOS ANTEPASSADOS!!!!
    ACHO QUE VAI SER MUITOOOOO BOM!!!

    ResponderExcluir
  2. EU ADRIELE DO NASCIMENTO SILVA DO 8ANOA
    bom"na minha opinião vai ser uma oportunidade excelente para os alunos conhecer novos lugares,
    e tambem aprender mais coisas fora de sala de aula e se divertir DE UM MODO DIFERENTE!!
    CONCERTEZA VAI SER OTIMO"

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. nós fomos ao parque nacional !!! foi muito legal a palestra ...apesar pouco tempo da palestra... nóis não sabiamos que o parque nacional era tão grande : com 37 mil hectarias nóis comportamos muito bem no parque tem muitas espécie variaves como : planta,aves, mamiferos o parque foi criado em abril de 1989.Nós devemos presevar o nosso ecossistema.
    alunos : luiz antonio,ykaro e ronaldo serie : nõno ano A

    ResponderExcluir
  5. eu achei muito legal visita o veu de noiva no perque nacional de chapada !!
    lá tem varias especies de animais e plantas!!
    aprendi tambem sobre a biodiversidade,nao podemos mexer com fogo na epoca da seca etc!!

    alunos: matheus henrique tozatti e isac 9 ano A

    ResponderExcluir
  6. OI GALERA EU SOU MARIA INEZ DO 7 ANOA
    e acho isso uma otima oportunidades para os alunos que nao tem condiçoes de ir poe conta propria@!@!@
    kiss me segue no meu thiter ♥

    ResponderExcluir