A proposta atende os princípios da inclusão social, respeito à vida e à biodiversidade, à atuação responsável no planeta e ao bem comum; envolvendo a escola e a comunidade do bairro São Sebastião onde está inserida e o entorno, valorizando o saber popular e científico, visando a melhoria na qualidade ambiental e a sustentabilidade local e global da vida. Contribui para a Humanização, motivação e, indispensáveis ao processo de ensino aprendizagem.
O bairro São Sebastião na cidade de Chapada dos Guimarães, e os vizinhos Sol nascente e a Vista alegre são a grande procedência de nossos alunos, a maioria das casas não possuem um jardim nem árvores frutíferas. Também o espaço verde da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz (ATA) encontra-se sem planejamento paisagístico, existem pouquíssimas árvores e sem espaços temáticos que motivem nossa comunidade a espelharem na beleza e reproduzir em seus quintais. Queremos que a escola seja um exemplo, criando espaços, planejando e executando coletivamente, através de palestras e oficinas. Queremos recriar e humanizar a área verde da ATA.
Queremos criar quatro "praças": Praça da, a Praça do Afeto, Praça do "Pássaro Encantado e a Praça do Esporte.
Toda a comunidade escolar e a sociedade local serão convidadas ao ciclo de palestras, que será realizado no auditório da escola e também para elaboração do projeto paisagístico será feito em AutoCAD de forma participativa, estabelecendo ações contínuas que deverão ser implementadas a cada ano com participação direta da comunidade do município, através da participação nas atividades oferecidas pelo projeto, vislumbramos uma escola sustentável.
Através das parcerias com Horto florestal, Ministério Público, Empaer, ONG Ecoss, e Pós graduados amigos da escola, receberemos apoio técnico com palestras.
Abre- se as inscrições para as Oficinas de mesas com tabuleiro de xadrez e bancos, e de jogo recreativos que serão trabalhados no chão com mosaicos formando amarelinhas, caracol etc.
Realiza-se o plantio das mudas e executa-se o projeto de paisagismo.
Depois desse trabalho inicial, os grupos devem se reorganizar e produzir o trabalho final, que deve ser apresentado na forma de relatórios, publicação em blogs ou sites na internet.
O custo total do Projeto é de 7.996,00 reais, e cobre somente categoria de custeio, vamos trabalhar com voluntariados, e a fonte financiadora é a SEDUC.
Essa linha está em consonância também com os Parâmetros Curriculares Nacionais na categoria de temas transversais cidadania e meio ambiente e o e com o Projeto Político da Escola ATA. Desta forma dando sentido e rumo às práticas educativas, queremos valorizar a aprendizagem e motivar a participação do aluno.
eu acho esse projeto muito bom
ResponderExcluir