17 de setembro de 2013

Projeto Conferencia da escola sustentável

CHAPADA DOS GUIMARÃES-MT
E.E. “PROFESSORA ANA TEREZA ALBERNAZ”
Endereço: Avenida São Sebastião
Telefone: (65)
Delegadas: Ana Carolina Pedrozo,  Angela Karolina dos Santos e Stefani Maiara Santos Gonçalves
Projeto : “Condição térmica e qualidade do ar através da arborização.”

Chapada dos Guimarães

2013

JUSTIFICATIVA

O bairro que a escola está inserido na cidade de Chapada dos Guimarães, o Sol nascente e a Vista alegre são a grande procedência de nossos alunos, a maioria das casas não possuem um jardim nem árvores frutíferas. Também o espaço verde da Escola Ana Tereza Albernaz (ATA) encontra-se sem planejamento paisagístico, existem pouquíssimas árvores e sem espaços que motivem nossa comunidade a espelharem na beleza e reproduzir em seus quintais. Queremos que a escola seja um exemplo, criando espaços, planejando e executando coletivamente. Queremos recriar e humanizar a área verde da ATA.






Este projeto constitui-se numa prática de fundamental relevância para a compreensão e leitura de diversas ciências, principalmente pela possibilidade de estreitamento que estabelece entre teoria e prática, aplicada como prática pedagógica para construção de conceitos e discussão da realidade cotidiana do aluno. Contribui para a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.  Além de tornar o Espaço Sustentável, melhorar o convívio Social, minimizar a sensações térmicas, diminuir os problemas  respiratórios e proporcionar bem estar visual.

OBJETIVO GERAL  
Oportunizar a participação da comunidade escolar em atividades pedagógicas que visam a reconstrução do espaço físico, contribuindo para a Humanização, motivação e a melhoria na qualidade ambiental, indispensáveis ao processo de ensino aprendizagem.     
                                     
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Conhecer o espaço,
·          Coleta seletiva,
·          Olhares diferentes,
·          Compostagem,
·         Arborização e jardinagem,
·          Campanhas educativas,
·          Melhor urbanização do espaço escolar,
·          Lixeiras personalizadas pelos alunos.
·         Realização do projeto coletivo
·           Publicar as ações em banner e blog.
          
METODOLOGIA
O CDCE convida a comunidade escolar e a sociedade local para participar da arborização da escola.
            A comunidade escolar junto com a COM– VIDA através das parcerias com Horto florestal, ICMBIO, Empaer, ONG, divulgará e planejará as ação com a participação das professoras da ATA .
            Após a escolha das espécies e do local de plantio, preparação do solo (analise do solo, correção) realiza-se o plantio das 40 mudas grandes, e para minimizar o problema de vandalismo, proteger as mudas com grade, na qual estava escrito o nome da espécie e a logomarca do COM-VIDA.
Definir o local e como será realizada a compostagem.
Separar o lixo seco do úmido para destinar o uso na compostagem.
 Depois desse trabalho inicial, os grupos devem se reorganizar e produzir o trabalho final, que deve ser apresentado na forma de relatórios e publicação em blogs .

ORÇAMENTO
1 Muda grande  60,00 
40 mudas grande 2.400,00
1 grade de proteção 100,00  
40 grades de proteção 4000,00
1 Pintura de grade 10,00
40 pinturas de grades 400,00
1 Banner 120,00
5 banner 600,00
Material para feitio da composteira
1.000,00
Adubo e terra
1.000,00
Total
9.400,00


FORMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
As ações serão executadas e avaliadas coletivamente, para medir se os resultados foram atingidos e avaliar o desempenho, estabelece-se a verificação das metas em prazos determinados acompanhando o cronograma de atividade.
A cada atividade os professores envolvidos com o tema correlacionados, utilizarão para apoio em sala de aula, aplicando um questionário que será respondido coletivamente levando a criação de banner, e a alimentação do blog. Todas as atividades serão fotografadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário